Lula bêbado e urinado deixou Dilma envergonhada no Fórum Mundial, em Davos? Entenda

PUBLICIDADE

A eleição para presidência da República, ocorrida em outubro de 2018, trouxe à tona uma rivalidade que já existia mas nunca esteve tão aparente entre simpatizantes das ideologias de direita e de esquerda.

Batizada de “Eleições das Fake News”, o grande evento da democracia foi marcado por enxurradas de ataques à integridade moral dos candidatos mais bem colocados nas pesquisas. Muitos desses ataques baseados em notícias falsas.

Não distante do que aconteceu nas eleições, circulou nas redes sociais, nos últimos dias, uma foto em que o ex-presidente Lula aparece ao lado da também ex-presidente Dilma Rousseff fazendo gestos com as mãos imitando um binóculo. 

A imagem vem acompanhada de um texto que diz que Lula estaria embriagado e teria urinado nas roupas, além de ter sido necessário retirá-lo do fórum em Davos, na Suíça, em 2003. 

A foto foi divulgada com intuito de enaltecer o desempenho do atual presidente, Jair Bolsonaro, que participou do fórum na última semana, desmerecendo a participação do ex-presidente petista no mesmo evento. Porém, a publicação é mais uma fake news.

A foto, na verdade, não foi tirada em Davos, como diz o texto. A imagem foi registrada em fevereiro de 2009, em Brasília. Lula e Dilma participavam de uma cerimônia para entrega de premiações.

A foto, tirada por Wilson Dias, chegou, inclusive, a ser divulgada nos jornais. O Folha de S. Paulo publicou a imagem com a seguinte legenda, no dia 18 de fevereiro de 2009: “Binóculo. Entre Dilma e Marisa, Lula brinca com a plateia de crianças durante cerimônia de entrega de prêmio em Brasília.”