Slime é um termo em inglês que denomina algo como pegajoso ou viscoso. Antes que os brasileiros aderissem a esse nome, foi muito popular entre a criançada a amoeba, que é vendida em um pote e tem textura bem semelhante.
Diferente de outras massas de modelar, como a amoeba, o slime pode apresentar cores, texturas, brilhos e até mesmo cheiro totalmente exclusivo de acordo com o método que você usou para produzi-lo.
Esse leque de possíveis resultados, a diversão de colocar a mão na massa e a facilidade de obter um bom resultado são as verdadeiras razões do slime ter viralizado tão facilmente, principalmente entre as crianças. Esse brinquedo tão divertido você aprende a fazer agora com apenas dois ingredientes obrigatórios.
- 120g de cola branca PVA
- Detergente líquido concentrado para roupas coloridas.
- Corante alimentar (opcional)
- Vasilha (para misturar)
Coloque os 120g de cola branca dentro da vasilha, em seguida, caso queira adicionar cor ao seu slime, acrescente gotas de corante alimentar até que atinja a cor desejada.
Também podem ser acrescentadas lantejoulas, purpurina, brilhos ou qualquer outra coisa que dê a textura que você deseja para seu slime. Nessa brincadeira a criatividade não tem limite.
Após dar a cor e a textura de sua preferência, acrescente aos poucos o detergente líquido para roupas. Comece colocando uma colher de sopa e, enquanto mexe a mistura com uma colher, vá acrescentando mais detergente até que atinja a consistência que você deseja. De 6 a 10 colheres é o ideal para que não fique nem muito líquido, nem muito sólido, mas a consistência perfeita será a seu gosto.
Dicas para a manutenção do seu slime
Quando não estiver brincando, guarde seu slime em um pote e garanta que está bem fechado. Isso ajudará a conservar a consistência da massa por mais tempo.
Caso seu slime fique duro demais, acrescente aos poucos hidratante corporal ou a mesma cola branca que usou na produção. Caso fique pegajoso além do desejado, adicione aos poucos bicarbonato de sódio ou o mesmo detergente líquido utilizado na produção.