Parece sessão de tortura, mas é isso que os astronautas fazem para usar o banheiro em uma estação espacial

Algo considerado simples na Terra parece uma sessão de tortura quando é feito em uma estação espacial.

PUBLICIDADE

A imensidão do Universo ainda é um grande mistério para a o ser humano, que luta com todas as forças para conhecer os mistérios que cercam a nossa existência e as possíveis demais existências fora da Terra.

Em busca de maior entendimento, o ser humano já conseguiu a incrível proeza de sair do nosso planeta e conhecer um pouco mais sobre o Universo como um todo, porém, ainda há muito o que explorar, uma vez que o pequeno trajeto entre a Terra e a Lua é quase insignificante perto do que ainda temos para conhecer.

No entanto, enquanto o ser humano não consegue colocar os pés em outros planetas e quem sabe até mesmo manter contato com outras formas de vida, seguimos sanando algumas dúvidas mais simples acerca dos próprios astronautas, aqueles responsáveis por desbravar o Universo. Como eles vão ao banheiro?

Dificilmente eu e você teremos a oportunidade de utilizar um banheiro de uma nave espacial (é difícil, mas não impossível), então vamos aproveitar para matar essa curiosidade por aqui mesmo. Se eles passam o tempo todo flutuando, como fazem suas necessidades dentro da nave?

O banheiro dos astronautas não se parece absolutamente nada com o que estamos acostumados a usar enquanto mexemos em nosso celular. Na verdade, a única coisa em comum é que ele também possui assento, no entanto, o funcionamento é completamente diferente.

Enquanto nossos banheiros se utilizam da água para eliminar os dejetos, os banheiros das estações espaciais contam com jatos de ar para mandar as eliminações sólidas para dentro de um compartimento. Não existe descarga com água para os astronautas.

Além disso, para evitar que o compartimento para onde as necessidades vão fique cheio, os dejetos são desidratados, desinfetados, compactados e armazenados para que a remoção seja feita quando a nave retornar.

Enquanto ocorre todo esse procedimento com os dejetos sólidos, os líquidos são descartados diretamente no espaço, onde evaporam rapidamente.

Mas e em relação ao fato dos astronautas ficarem o tempo todo flutuando? Isso não é um problema. Para fazer suas necessidades em uma estação espacial você só precisaria se acostumar a fazê-las utilizando correias, imobilizadores nos pés e um cinto para se prender ao assento. Todo esse aparato serve para que o astronauta não fique flutuando e, consequentemente, veja suas necessidades flutuando também quando for utilizar o banheiro.