Harry Potter, calça skinny e cafezinho: conheça de uma vez por todas o significado da palavra ‘cringe’

A palavra tomou conta das redes sociais nos últimos dias e criou uma verdadeira treta de gerações.

PUBLICIDADE

Nos últimos dias, uma discussão tem dividido opiniões e causado uma verdadeira treta de gerações na internet. Afinal, o que é cringe?

Para aqueles que compõem a chamada geração Z, que são os jovens nascidos entre o final dos anos 1990 e 2010, cringe se tornou sinônimo de pessoas que possuem costumes, gostos ou até mesmo objetos e roupas fora de moda ou cafonas.

A palavra é normalmente usada como um adjetivo para coisas feitas por millennials, que são as pessoas nascidas entre 1980 e 1996, que, na visão da geração Z, causam vergonha alheia.

Diversos hábitos e costumes estão listados como cringe pelos atuais jovens. Entre elas estão: tomar café da manhã, tomar o famoso cafezinho, usar palavras como litrão ou boleto, usar a popular calça skinny, gostar de Harry Potter ou até mesmo dos filmes da Disney. A lista é imensa.

A palavra tomou conta das redes sociais nos últimos dias. No Instagram, a hasgtag cringe já alcançou a marca de mais de 23 milhões de citações. No Tiktok, posts com a mesma tag já alcançaram incríveis 10,5 bilhões de visualizações. Além disso, no Google, um dos maiores termômetros de popularidade dos temas que circulam pela internet, a busca pelo termo subiu mais de 70% após a onda cringe.

Qual o verdadeiro significado?

A palavra que viralizou nos últimos dias trata-se, na verdade, de um verbo originário da língua inglesa. Segundo o dicionário de Cambridge, há dois possíveis significados para o termo: sentir-se muito envergonhado ou constrangido; ou encolher-se ou recuar com medo de alguém ou algo que pareça poderoso ou perigoso.