Você come sushi da forma errada e não sabia: 5 curiosidades sobre o prato japonês mais popular do mundo

Da composição do prato, no século 8, até a forma correta de consumi-lo de acordo com a cultura japonesa.

PUBLICIDADE

Apesar de fazer parte da cultura culinária japonesa, o sushi se tornou extremamente popular em grande parte do ocidente, chegando se tornar o segundo prato favorito dos brasileiros, de acordo com uma pesquisa do Groupon, ficando atrás apenas do famigerado churrasco.

Além do Brasil, o sushi também aparece na pesquisa como o segundo prato favorito da população da Argentina, do Chile e do México. O estudo contou com a participação de 5 mil pessoas para alcançar os resultados apresentados.

Com tantos admiradores mundo afora, é de grande importância conhecer um pouco mais sobre este prato tão tradicional. Confira curiosidade sobre o sushi e sua história.

1. O arroz era descartado

Embora muito marcante na composição do prato, o arroz nem sempre foi visto como uma parte do mesmo. No século 8, o grão era utilizado apenas como uma forma de conservar o peixe, que após ser tratado com sal, recebia uma camada de arroz para prolongar sua validade. No momento da preparação da proteína, o cereal era jogado fora.

2. Salmão é quase uma novidade

Pode não parecer, mas a preparação do sushi com o salmão é relativamente recente. Somente no decorrer da década de 80 é que o peixe de cor marcante passou a compor os ingredientes do prato, após ser apresentado aos orientais pelos noruegueses.

3. O primeiro fastfood

Quando falamos em fastfood automaticamente nos vem à mente muitos hambúrgueres, porém, o precursor desse modelo de restaurante é comporto de peixe e arroz. Em solo japonês, em 1800, o sushi acabou se tornando uma comida de fastfood. Nessa época, centenas de restaurantes abriram as portas oferecendo a possibilidade de uma alimentação rápida e produzida em larga escala.

4. Não é falta de educação

Para nós pode soar como falta de educação, porém, a forma correta de comer sushi, de acordo com as tradições de seu local de origem, é com os dedos. Com auxílio de hashis, os conhecidos pauzinhos, somente são consumidos os sashimis. Além disso, uma única mordida deve ser o suficiente para uma peça de sushi.

5. Vinagre e sal

Apesar de cru, o peixe utilizado na preparação do sushi não sai da água direto para o arroz. Toda a proteína utilizada na preparação do prato passa por um tratamento com sal e vinagre, a fim de tornar ameno o odor do peixe cru. Além disso, este tratamento proporciona um ajuste na coloração e na umidade da carne.