Não recorrer aos alimentos de origem animal para suprir as necessidades de proteínas é um dos grandes dilemas daqueles que optam por seguir uma vida à base de uma dieta vegetariana ou até mesmo vegana.
Muitos daqueles que já estão nesse estilo de vida há mais tempo sabem o que procurar na hora das compras, porém a dúvida ainda enche a cabeça daqueles que estão entrando agora nesse mundo tão cheio de possibilidades.
As proteínas são essenciais para o corpo e estão presentes, por exemplo, na formação de células, de hormônios, de anticorpos e muitas outras funções fisiológicas do organismo. Por isso, se faz importante para vegetarianos e veganos conhecerem as melhores fontes desse nutriente.
1. Feijão e outras leguminosas
Queridinho do prato dos brasileiros, o feijão é uma excelente fonte de proteína vegetal. Além dele, outras leguminosas, como favas, lentilhas e ervilhas também são ótimas opções.
2. Tomate
Além de uma grande fonte de proteína, o tomate também proporciona um excelente bronzeado, por conta da presença do betacaroteno, que trabalha na produção de melanina e melhora a pele. O fruto também é rico em vitaminas A, B, C, potássio, fósforo e ferro.
3. Pimentão
Embora seu sabor não agrade a qualquer um, quando o assunto é fornecer proteína é impossível o pimentão não ser um dos escolhidos. Cerca de 22% de suas calorias são provenientes desse nutriente tão desejado.
4. Pepino
Muito conhecido por ser um grande aliado da pele, o pepino também proporciona grandes benefícios para os músculos, uma vez que é uma excelente fonte de proteínas.
5. Cogumelos comestíveis
Apesar de ser encontrado a preços relativamente caros, os cogumelos comestíveis trazem tantas vantagens para o organismo que é impossível não citá-los como uma excelente alternativa aos alimentos de origem animal. Além de garantir ótimos suprimentos de proteínas, esses fungos completamente seguros para o consumo também são muito pobres em gorduras.