Você acorda entre 3 e 4 horas da manhã? Profissionais da área relatam possíveis motivos

Algumas pessoas acabam acordando sempre no mesmo horário todas as noites.

PUBLICIDADE

Os filmes de terror costumam ter abordagens diversas em seus enredos. O estilo é muito popular, especialmente no público jovem que lotam as salas de cinema pelo país durante as estreias de longas de sucesso, como Atividade Paranormal, por exemplo. Algo curioso que geralmente ocorre é o personagem ser assobrado e acordar às 3 horas da madrugada.

Esse detalhe nos filmes de terror se tornaram um medo para muitas pessoas. No entanto, acordar esse horário é algo mais comum do que se imagina. O fato não tem nada a ver com assombrações, fantasmas ou demônios, como muita gente pensa.

Diretor de centro de saúde aborda assunto

De acordo com Greg Murray, diretor do centro de saúde mental de Swinburne University of Technology, o fenômeno é relatado por aproximadamente uma a cada três pessoas. Ele ressaltou ainda que essa taxa pode ter aumentado desde o começo da pandemia do coronavírus.

“Acordar e se preocupar às 3 da manhã é muito compreensível e muito humano, mas, na minha opinião, não é um grande hábito para adquirir”, explicou o diretor do centro de saúde mental. Especialistas em sono ressaltam que a situação pode estar relacionada ao estresse, dormir em horários errados e até mesmo falta de ar fresco podem impactar a higiene do sono.

O ideal é acordar no mesmo horário diariamente e não ir para cama até ficar com sono. Adquirir esses hábitos vai ajudar a melhorar a qualidade do sono. A prática de atividade física e tomar sol pela manhã também são dicas importantes.

Qual motivo pode levar a pessoa acordar entre 3 ou 4 horas da manhã?

Aneesa Das, diretora assistente responsável pelo Programa de Medicina do Sono, em Ohio State Wexner Medical Center, explicou haver uma oscilação entre o sono REM e o não Rem, sendo cada estágio diferente de como é fácil ser acordado. O fato pode ocorrer porque a pessoa acorda no mesmo horário e dorme no mesmo horário todos os dias.

Portanto, esse acaba sendo o horário em que fica com um sono mais leve e acorda. A fisiologista ressalta que se for algo persistente é importante buscar ajuda de um profissional para tratar problemas de insônia.