Se você costuma sofrer com insônia, a “técnica militar” pode ser uma solução natural para o problema. Ela promete auxiliar as pessoas a dormirem em apenas dois minutos. A técnica foi criada com o intuito de ajudar soldados a pegar no sono rapidamente em situações adversas, como em cenários de guerra.
O sono é algo essencial, mas, dependendo do ambiente onde os soldados estão, acaba sendo algo difícil. A técnica, inclusive, foi citada no livro Relax and Win: Championship Performance. Marcio Zanini, médico do sono e psiquiatra, falou sobre o método. O profissional explicou que para induzir o sono é feito um relaxamento progressivo e mentalização de cenários tranquilos.
Quem pode fazer e como é feita a técnica
A técnica militar é recomendada para todos que desejam dormir mais rapidamente ou diminuir o tempo gasto antes de adormecer. Ela pode ser empregada por indivíduos com rotinas intensas, alunos que chegam tarde em casa e até mesmo por esportistas.
Conheça as etapas do método
- Acalme os músculos faciais: testa, olhos, bochechas, mandíbula e língua, garantindo que toda a área esteja relaxada.
- Estique os ombros: relaxe os braços e os ombros, relaxando-os um a um e descendo até os dedos.
- Respiração: comece a respirar de forma profunda e lenta para ajudar o corpo a se livrar de toda tensão.
- Alongamento das pernas: inicie pelos quadris, progredindo para as coxas, panturrilhas e, finalmente, os pés e dedos.
- Pare por 10 segundos: imagine uma situação serena, como estar deitado em um campo sob um céu azul, ou repita mentalmente palavras como “não pense, não pense” para prevenir distrações.
O início do sono pode ser facilitado pelo relaxamento muscular progressivo e pela mentalização de um ambiente calmo. Apesar da ampla divulgação da técnica, ainda existem poucos estudos científicos que confirmem sua efetividade a longo prazo. No entanto, o especialista ressalta que indivíduos com transtornos do sono ou condições médicas devem buscar auxílio de um profissional da área.